segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como o chocolate ajuda a emagrecer?

Desde que o homem aprendeu a contar calorias, o chocolate tem fama de fazer a gente ganhar quilinhos extras. Não é por menos: tem cerca de 500 calorias em 100 gramas, pesando no cardápio de qualquer uma de nós é bastante! Logo, quem iria imaginar que a guloseima mais amada pelas mulheres tem algum efeito emagrecedor? Isso mesmo: os cientistas descobriram que, dependendo da concentração de cacau, ele pode ajudar o ponteiro da balança a descer.

Surpresa? Nós também ficamos! Mas é fato: o tipo amargo – chocolate com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram do estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultado: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Qual é o mecanismo de ação no organismo? Astrup e seus colegas ainda não conseguiram chegar a uma conclusão. “A regulação do apetite é um sistema muito complexo”, afirma, com exclusividade para BOA FORMA, Lone Brinkmann Sorensen, da equipe de Astrup. “Mas o estudo apontou que os pacientes que comeram chocolate amargo sentiram inclusive menos vontade de comer doce”, completa.

Antes de achar que 15% não é grande coisa, vamos fazer algumas contas. Uma mulher de altura e peso medianos (1,65 metro e 58 quilos) consome cerca de 2 mil calorias diárias para manter a saúde funcionando a pleno vapor e as curvas no lugar. Assim, se reduzir o consumo em 15%, economizará 300 calorias por dia. Isso significa um almoço leve (saladinha verde, uma porção pequena de macarrão com molho de tomate e um bife rolê pequeno). E, se você fizer uma caminhada em ritmo de passeio, gastará 360 calorias em uma hora. Quer dizer: essa economia não é nada desprezível.

Também no Brasil, profissionais na área da alimentação apostam na delícia dos deuses para afinar a cintura. A nutricionista Edina Sakamoto, de Campinas, inclui na dieta de emagrecimento de suas pacientes uma pequena porção de chocolate amargo. O motivo? “Algumas substâncias do cacau, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, agem no cérebro fechando o receptores que pedem doce”, explica Edina. Você sabe: quando o desejo de açúcar diminui, fica bem mais fácil a gente controlar a balança. Só para ficar claro: é preciso optar pelo tipo amargo. E lógico, numa porção diária moderada – 30 gramas, o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons também pequenos. É pouco para você? Pode ser, mas não vai existir nadinha de culpa!
 
Revista Boa Forma

7 comentários:

  1. Olá =)

    o nosso inimigo nº1 afinal pode ser amigo!!!

    obrigado pelas dicas =)

    beijooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Para mim é indiferente....não gosto de chocolate.
    Mas para quem curte a notícia é MARAVILHOSA!!!!!!bjs...bjs...

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA DANI... QUE BOM QUE TE ENCONTREI. VC NEM IMAGINA A LUTA EM QUE ME ENCONTRO. TENHO 41 ANOS E ENGORDEI MUITO POR CAUSA DE UMA MENOPAUSA PRECOCE QUE ESTOU ENFRENTANDO. ESTOU COM 86 KILOS TENHO 1,58 DE ALTURA. E DECIDI QUE VOU PARAR DE ENGORDAR, PRECISO EMAGRECER 21 KILOS, E ESTOU NUMA BUSCA DESESPERADA POR APOIO.
    E ACHO QUE ENCONTREI NO SEU BLOG. ADOREI AS DICAS E VOU ENTRAR AQUI COM FREQUENCIA.
    PARABENS PELO RESULTADO QUE VC CONSEGUIU. VC TA LINDA. ADOREI TE CONHECER.
    BEIJO.
    IZABEL.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo pq faço a substituição de um jantar por exemplo por um pedaço de chocolate, e me sinto satisfeita e todos os dias pela manhã como um pedaço de chocolate com 70% de cacau e não consigo tomar café da manhã, com isso mantenho meu peso

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!Acabei de conhecer o seu blog e já me tornei seguidora!Sua estória nos faz acreditar que quando queremos nada é impossível.Virei mais vezes. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Ola Dani, acabei de encontrar seu blog e ja me identifiquei muito com ele, eu também meio que escrevo "so pra mim", quase não tenho visitas mas mesmo assim adoro visitar outros blos e ver casos maravilhosos como o seu. Parabéns
    Estou te seguindo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Regimeporemfeliz.blospot.com.br
    Ótima matéria e pretendo visitar mais vezes para acompanhar as novidades !
    Desejo à todos muito SUCESSO !
    www.FireBull.com.br

    ResponderExcluir