sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Só exercícios não adianta



Quem está acima do peso e acredita que exercícios podem deixá-la magra está vivendo uma ilusão. Só uma dieta a longo prazo leva a uma perda significativa de peso, segundo um estudo divulgado na Inglaterra.
A crença de que exercícios podem ser usados para combater a epidemia de obesidade, está errada porque, diz o estudo, só treinos muitos longos e intensos têm algum impacto sobre o peso. "A única maneira de reverter a obesidade é reduzir a ingestão de comida", afirmou o professor John Speakman, da Universidade de Aberdeen, na Inglaterra.
"É importante que os governos percebam que, se quizerem estimular a perda de peso, é melhgor divulgar práticas de alimentação saudável e não a prática de exercícios", disse Speakman.
Uma em cada cinco pessoas na Inglaterra são obesas, e 61% da população está acima do peso. (No Brasil, o sobrepeso já atinge quase a metade da população).
Speakman, que é diretor do instituto de ciências biológicas e ambientais em Aberdeen, apresentou suas conclusões no British Science Festival, na Inglaterra. Ele afirma que o senso comum sobre obesidade está errado, porque seus estudos mostram que os níveis de atividade física mudaram pouco nos últimos 25 anos. Já o consumo de calorias subiu um terço, para 3.500 por dia. "Para perder 300 calorias de um sanduíche, uma pessoa teria que correr por uma hora. Para reduzir o peso de um obeso para níveis normais, seria necessário que ele caminhasse por quatro ou cinco horas por dia."
(Fonte : Folha de S.Paulo-17/09/2010-Caderno Cotidiano C9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário