terça-feira, 21 de setembro de 2010

Consolo...

Meu povo e minha pova,

Hoje eu dei vexame de novo, fui correr com a Rita e não aguentei!!!! Fiquei o dia todo injuriada pensando o que poderia ser, se realmente era a menstruação, e agora tive a brilhante idéia de procurar no Google, não é que rola uma queda de rendimento mesmo, aí me dei conta que nos ultimos dois meses, bem nos primeiros dias da menstruação eu não estava correndo.
Ufa, tô até com vontade de sair correndo agora pra ver se já melhorei!!!!!hhahahaha.
Agora vamos ver amanhã???? MISTÉRIO!!!! Tchau, Passione vai começar...


A oscilação dos níveis de hormônio (principalmente a progesterona, o FSH e o LH) decorrente do ciclo reprodutivo pode influenciar na realização dos exercícios e no desempenho, com exceção das mulheres que tomam anticoncepcionais. “Cada mulher é única, os técnicos, preparadores físicos ou personal trainers devem ficar atentos a essa alteração para planejar o treino de forma mais individualizada e eficiente”, diz Araújo.
O ciclo menstrual é dividido em três fases e dura aproximadamente 28 dias. Confira cada uma delas aprenda a adequar o treino:
Fase 1: dois em um
A primeira fase do ciclo, chamada de folicular, tem a predominância do estrógeno, começa no primeiro dia da menstruação e dura, em média, 11 dias. Dentro desse período, no entanto, existem duas subclassificações: do início do sangramento até o fim (em geral, depois de cinco dias) e pós-menstrual, do 5º ao 11º dia.
No período do fluxo, a mulher se sente mais cansada, sem ânimo, e pode sofrer com cólicas. Apesar da vontade de faltar às aulas da academia, os especialistas recomendam perseverança e indicam treinos mais leves como caminhada, aula de dança, alongamento ou ioga. A malhação, aliás, é uma boa opção para reduzir as dores abdominais.
Já na fase pós-menstrual, há um forte aumento na capacidade de resistência e na velocidade, e o desempenho físico tende a uma evolução rápida e progressiva. “Isso se deve a duas importantes variações: elevação do estrogênio e maior liberação de noradrenalina. Esse período deveria ser o escolhido para participação em competições ou mesmo para programar as fases mais intensas e/ou volumosas do ciclo de treinamento dentro do mês”, avalia Cassiano Neiva, chefe do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Exercícios físicos intensos como aeróbica, corrida e musculação pesada são os mais indicados para essa fase.

Fase 2: sobe e desce
Esse período tem início quando há o rompimento do folículo e a liberação do óvulo para as trompas, o que ocorre aproximadamente a partir do 12º dia do ciclo e vai até o 22º .

Nos primeiros dias, há aumento da progesterona e baixa do estrógeno, diminuindo a capacidade de coordenação e a força. Quando se sentir assim, deixe as aulas de step de lado e prefira movimentos simples, ou exercícios com aparelhos. Não é necessário diminuir o ritmo, apenas trocar a atividade.
No entanto, do 16º em diante o quadro se inverte e há um pico de progesterona. É quando as atletas podem estar no seu melhor estado de rendimento, pois ocorre aumento considerável na força, na velocidade e na resistência. É hora de retomar as aulas de aeróbica e apostar na musculação pesada.

Fase 3: TPM
A última fase é chamada de lútea, e nesse período o rendimento físico tende a sofrer uma queda significativa. “A redução é conseqüência de um aumento nos níveis de progesterona. Há diminuição na concentração e fadiga muscular precoce”, relata Neiva. Na fase de tensão pré-menstrual, o exercício pode ser um grande aliado no combate aos sintomas da TPM.
“O exercício aumenta a quantidade de serotonina no corpo, que inibe a dor. Outra dica para essa ocasião é exercitar-se no sol (evitando os picos de radiação solar). “Ele age no sistema endócrino e ajuda na sensação de bem-estar”, diz a ginecologista Maita Poli de Araujo.

3 comentários:

  1. Dani, vc sabe que eu também comecei a ficar doente nessa época?? Minha médica mandou tomar vitamina C o mês inteiro pra não ficar ruim na menstruação... uma vez eu ficava com dor de garganta, outra com uma dor de cabeça que não passava, depois a rinite atacava... aí ela me falou dessa baixa que a gente tem... além de ficar de tpm, menstruada e chata pra cacete a gente ainda tem que ficar doente!!!!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Danni,
    Aqui está a receita:

    Pizza light
    pão sírio (1 unidade média), 1 colher de molho de tomate suave, 1 colher (sopa) de champignons, 1 colher de milho (lata, 2 fatias de muçarela cortadas em tirinhas, 2 fatias de peito de peru em tirinhas tbém.
    Passe o molho no pão sírio, acrescente todos ingredientes, salpique orégano e leve para assar até que o queijo esteja derretido...
    Equivale a 250 calorias...
    Não dá prà se esbaldar, mas, pelo menos, mata a vontade comer pizza...rs..rs..
    bjux

    ResponderExcluir
  3. Danni,
    Aqui está a receita:

    Pizza light
    pão sírio (1 unidade média), 1 colher de molho de tomate suave, 1 colher (sopa) de champignons, 1 colher de milho (em lata), 2 fatias de muçarela cortadas em tirinhas, 2 fatias de peito de peru em tirinhas tbém.
    Passe o molho no pão sírio, acrescente todos ingredientes, salpique orégano e leve para assar até que o queijo esteja derretido...
    Equivale a 250 calorias...
    Não dá prà se esbaldar, mas, pelo menos, mata a vontade comer pizza...rs..rs
    bjux

    ResponderExcluir