quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quem domina, você ou a comida???



Qual a melhor dieta para emagrecer e continuar magro? Essa é uma pergunta muito freqüente. Há quem responda que é a pobre em carboidratos, outros dizem que é aquela com pouca gordura e outros ainda (e eu me coloco entre estes) defendem que é a equilibrada. Sem falar naquelas excêntricas que surgem a toda hora, como a da Lua, do tipo sangüíneo, de Beverly Hills etc. A meu ver, mais importante que o tipo de regime é a postura que a pessoa tem diante do alimento. Para um bom resultado quanto ao peso final (o que significa mantê-lo pelo resto da vida), é necessário controlar o que se põe no prato. Explicando melhor: por uma série de motivos (químicos, hormonais e psíquicos), pessoas com excesso de peso tendem a ser dominadas pela comida. Se elas reparam no que ingerem, emagrecem e mantêm o novo peso. Prova disso é que o simples fato de anotar os itens do cardápio, como costumo recomendar, leva ao emagrecimento. Então, preste atenção no que você come e coma de tudo!

Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, lançado por SAÚDE!


2 comentários:

  1. A comida me domina. É difícil aceitar e admitir, mas, é a pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Eu cresci com a ideia de que qualquer dieta deveria necessariamente vir acompanhada de privações, sofrimento e, principalmente, FOME. Hoje sei que a palavra-chave é equilíbrio.
    Em todas as ecolas, assim como em casa, as crianças deveriam receber aulas mais completas e práticas sobre a importância dos alimentos, da moderação, do auto-controle à mesa. Seria interessante, não? Uma disciplina sobre educação alimentar. Previniria e muito todos esses problemas ligados à obesidade, geralmente iniciados na infância.

    ResponderExcluir