sexta-feira, 23 de julho de 2010

Exercício Físico e Controle do Apetite: aumenta fome para uns, diminui a fome para outros.


Em de Junho aconteceu na Turquia a 15ª Edição do Congresso Europeu de Ciência do Esporte. Grandes nomes da área estiveram presentes. Destaco aqui uma das sessões plenárias apresentadas pelo Professor J. Blundell do Instituto de Ciências Psicológicas da Universidade de Leeds (Inglaterra), onde ele expôs a variabilidade do papel do exercício no controle do apetite.
Segundo ele, ao observar o comportamento de indivíduos que ganham massa muscular e comparar com aqueles que perdem gordura ao praticar exercício regular, ele sugere 2 hipóteses para explicar o fato:
1) Exercício aumenta a fome e desejo de comer ou 2) Exercício aumenta a saciedade
O equilíbrio entre esses dois fatores ajudaria a determinar se esses indivíduos têm tendência a aumentar a ingestão de alimentos ou a resistir ao desejo de comer mais, criado pelo déficit de energia. Algumas pessoas têm mais fome quando aumentam seu gasto energético, e isso faz com que elas comam mais, favorecendo o ganho de massa muscular com o exercício. Já outras ficam mais saciadas e perdem gordura.
Os indivíduos que reagem ao exercício crônico aumentando a ingestão calórica também apresentam um aumento no “gostar” de todos os alimentos, assim como uma vontade crescente de consumir alimentos doces e com elevada densidade calórica. Mas isto não é motivo para desespero.
A preferência inconsciente por alimentos mais calóricos é boa para o ganho de massa muscular, pois ele ocorre com um aporte maior de carboidratos e proteínas, e talvez por isso o cérebro possa estimular o aumento do consumo desses alimentos.
Muitas pessoas quando começam a treinar veem seu peso aumentar ou não diminuir logo de cara. Mas isso não é um aspecto negativo, já que ganho de massa muscular é benéfico por que aumenta também a necessidade de energia. No fim das contas, mesmo ganhando peso em forma de músculos, a pessoa perde gordura percentualmente e altera a composição corporal de maneira benéfica. Essas pessoas não vão ganhar músculo indefinidamente, a partir de determinado momento, elas param de ganhar músculos e começam a perder gordura.

http://nutritips.blog.uol.com.br/

FORÇA, CABRITINHAS CHARMOSAS!

2 comentários:

  1. Foi boa a pesquisa hein danadinha!
    Particularmente acho que a atividade física aumenta o meu apetite....mas também, o que é que não aumenta meu apetite????

    ResponderExcluir
  2. kkkkk... tomar muita agua, aumenta o meu apetite...

    ResponderExcluir