domingo, 18 de julho de 2010

SHAKES: ELES NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER MILAGRE


Meninas Felizes, essa matéria é importante para nós!!!

Quer perder peso? Então, tome shakes. Certamente, alguém já te deu esta receita milagrosa. Estes produtos estão presentes nas prateleiras dos mercados e expostos em diversos sites da Internet, sempre prometendo um verdadeiro milagre quando o assunto é dieta.

Os shakes prometem fornecer uma quantidade considerável de nutrientes em um produto com menos calorias do que os alimentos in natura. Contudo, é muito importante que você saiba que, assim como qualquer outro alimento, ele não é capaz de mudar a sua vida, já que a perda de peso vai depender de outros fatores.

“O primeiro problema a ser vencido na dieta dos shakes é a monotonia alimentar que pode levar ao abandono ou escapadas da dieta. Outro ponto é que nem todo shake pode ser considerado um substituto para uma grande refeição (almoço ou jantar). Podem ficar faltando nutrientes essenciais. o que causa danos à saúde em longo prazo”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Ela ressalta que a escolha do shake mais indicado para cada pessoa não é uma tarefa fácil: “As variações de composição são muitas, por isso é bom pesquisar bem antes de escolher. Observe a composição (lista em ordem decrescente de quantidade), a tabela nutricional e peça auxílio do seu médico ou nutricionista na hora da escolha final”.

Quando se fala em composição, vale destacar que a maior parte destes produtos é feita à base de leite. Porém, para quem tem alguma restrição ao consumo deste alimento, já é possível encontrar no mercado algumas versões que levam a soja na sua fórmula.

“Quem já consome muitos laticínios e seus derivados, deve preferir o de soja. Assim como as pessoas com alergia ao leite de vaca ou intolerância a lactose. De qualquer maneira, deve-se tomar cuidado com o excesso de proteína causado pelo consumo de altas doses dos shakes. Isso pode causar sérios danos aos rins”, alerta Lílian.

O mais importante é que você saiba que, por enquanto, a ciência não descobriu nenhum alimento capaz de fazer milagres pelo seu corpo. “Os efeitos de perda de peso só virão se o consumo for associado a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos”, conclui a especialista.

5 comentários:

  1. Dani, achei muito legal a iniciativa do Blog, principalmente num momento em que o sobrepeso está prestes a se tornar, mais um, dentre muitos problemas no Brasil. É hora de dar um basta no já estigmatizado mito do “sou gordinho mais sou feliz”. Tenho 1,90 m de altura e há dois anos atrás eu estava pesando mais de 100 Kg. Decidi: Fulminei o cigarro e adotei como vício a prática de corrida e há pouco entrei numa academia para fazer musculação. Claro que não é fácil adequar tempo entre trabalhar, ter que dar atenção a família e malhar, mas estou conseguindo, ainda que bem tarde da noite. Como resultado, peso 90 Kg sem ter sido necessário tomar qualquer anfetamina. Também abracei a causa da alimentação saudável! Faz parte do meu cardápio dentre outros alimentos a sardinha, salmão, brócolis, mamão, cereais, a soja e seu leite, além do azeite extra virgem o alho, e frutas, a laranja, além de oleaginosas, também como carne branca ou vermelha, sem exageros. Ah! Também eliminei sal e açúcar, claro que não 100%. Lembro apenas que tudo isso deve ser feito dentro da realidade de cada um e sem a neurose de querer ver resultado do dia pra noite. Essa conduta deve ser adotada para o resto da vida, e não por determinados períodos, em que você vê resultados rápidos mas não saudáveis. De verdade, só assim estaremos bem e felizes, com corpo e mente sãos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Moisés! Parabéns! Quero chegar aos mesmos resultados alcançados por você através da adoção de hábitos saudáveis.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Moises, foi muito legal o seu depoimento. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí! O Moisés é mais um exemplo de que os remedinhos mágicos e regimes radicais e milgrosos não funcionam.
    O negócio é - AOS POUCOS - mudar a cabeça, mudar a alimentação e hábitos de vida, PRO RESTO DA VIDA!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas,

    Moisés é o meu marido!!!! Ele queria participar do Blog de qualquer jeito....

    ResponderExcluir