sexta-feira, 30 de julho de 2010

Paticipação especial...

Meninas,

Recebi dois e-mails do Gui Otani sobre assuntos que nos interessa muito, segue um e mais tarde posto o outro. Viram que legal, tem gente que pensa na gente, que nos dá força!!! Gui, VALEUUUUUU!!!


Balança pode ser falsa referência quando o assunto é emagrecimento

Muito comum, quando o assunto é emagrecimento, a relação perda de peso e balança é o parâmetro adotado pelas pessoas como guia de sucesso ou fracasso. Todavia, a balança, da farmácia ou do banheiro de casa, mede a quantidade de massa total do organismo (músculo, gordura e água) e não especificamente a perda de gordura branca (gordura ruim – LDL). Sendo assim, se houver perda de músculo ou água o ponteiro da balança também irá cair. E, se ocorrer o aumento de massa magra, o resultado será aumento de peso. 

O nutrólogo e ortomolecular Dr. Antonio Pacileo, da clínica Health, faz um alerta: “A gordura branca (ruim), dentro da composição corporal, é a que menos pesa, só ocupa espaço. Por exemplo: uma pessoa normal, com gasto calórico normal, consegue perder no máximo 750g de gordura por semana. Por isso, temos que tomar cuidado com a palavra emagrecer. A frase: “Emagreci 10 kg em 1 mês” é muito forte. Provavelmente houve a perda de músculo”.

Hoje, os médicos são unânimes quando o assunto é emagrecimento. Ter saúde, acima de emagrecer, é a importância apontada diariamente pelos profissionais. “É necessário ter um ‘equilíbrio metabólico’. Pode acontecer da pessoa magra não ter saúde por lhe faltar a quantidade de músculo necessária para o seu organismo, uma sarcopenia (do grego: “pobreza de carne”, ou seja, perda da força muscular pela ausência de músculo, que gera fragilidade e a redução do equilíbrio). E, por isso, o corpo começa, incansavelmente, a trabalhar para compensar o desequilíbrio na produção de energia, resultando em doenças neurodegenerativas (em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, como Parkinson, Alzheimer, entre outras) e relacionadas ao envelhecimento”, destaca Dr. Pacileo.

A eliminação da gordura “ruim” do corpo é necessária para prevenir doenças, porém com cuidado. “Nem sempre a certeza de que emagreceu devido a calça mais larga, dos elogios dos amigos e a diminuição do número registrado na balança, é bem vista pelos médicos. Será que não está acontecendo perda de água ou, até mesmo, de músculo? A melhor forma de conseguir mensurar a real relação entre a massa muscular e a gordura branca é através do exame de bioimpedância, que detalha os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Todavia, é mais do que importante um acompanhamento profissional para ler o resultado e indicar um tratamento correto”, reforça o nutrólogo e ortomolecular Dr. Antônio Pacileo.

Para saber mais acesse: www.healthy.com.br

3 comentários:

  1. Ai Guilherme,muito obrigada mesmo!!! será que aki em Mogi tem esse exame de bioimpedância? eu ja fiz esse exame com o Dr. Marcelo Bronstein, mas se tiver aki em Mogi, seria melhor, pq ai todas nos poderiamos fazer, neh.

    ResponderExcluir
  2. goxtei... já fiz com um médico aqui em Mogi. depoix conto.

    ResponderExcluir