Exagerou… abusou… comeu… bebeu… repetiu várias vezes… não resistiu a sobremesa… e ainda encerrou o dia com aquela pizza…
O final de semana que costuma ser recheado de excessos ficou para trás e a volta ao trabalho pode soar como uma excelente oportunidade para domar o apetite e recuperar o prejuízo, não é mesmo ?
Segunda-feira parece o momento perfeito para dar início a uma nova fase nutricional, no entanto marcar uma data para renovar os hábitos alimentares pode causar, em muitas pessoas, a impressão de que está se iniciando um período de privações e desgaste. O importante não é marcar uma data em especial e sim realizar uma educação nutricional com hábitos alimentares mais saudáveis.
Uma dica que pode ser aproveitada é a de evitar regras fáceis e regimes milagrosos, do tipo “dieta do abacaxi”, “dieta da llua”, “dieta da proteína”, “dieta da sopa e assim por diante. Lembre-se dos mínimos passos para um alimentação saudável, como:
- fracione as refeições em 6 diárias: café da manhã, colação (“lanchinho”), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Isto evita aquela “fominha” fora de hora e ajuda a controlar a ansiedade;
- consuma ao menos 5 porções de frutas, verduras e legumes, de acordo com o preconizado pela O.M.S.;
- evite alimentos fritos, prefira os grelhados, assados e cozidos;
- se gostar, substitua os alimentos refinados pelos integrais, como trocar o arroz polido pelo integral, farinha branca pela integral, entre outros;
- consuma no mínimo 2 litros de água por dia;
- reduza, diminua ou evite os doces e guloseimas;
- substitua o refrigerante por suco de fruta natural;
- veja no blog a “pirâmide alimentar” e procure se alimentar baseando-se nela;
- caminhe ou faça exercícios regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário